10 de janeiro de 2011

Arroz com brócolis, açafrão e queijo minas

Tô eu aqui de volta, depois de mais de um mês!
A vida tá atribulada.Trabalho novo, pequena reforma em casa, viagens de fim de ano, alguns projetos pessoais se desenvolvendo e muitos desafios pra enfrentar nestes dias. Ufa!
Daí que o blog ficou um pouco de lado e a cozinha também. Mas como o ano tá começando e nesta época a gente planeja nossos passos e metas, um dos meus objetivos em 2011 é comer menos fora e praticar mais o prazer de preparar a comidinha de todo o dia.
A receita de hoje é bem simples e é uma variação do arroz nosso de cada dia.
Quando morava com minha mãe ela fazia um arroz que ficava amarelinho, eu achava tão gostoso e bonito que resolvi dar uma incrementada nele. Ficou assim:

Arros com brócolis, açafrão e queijo minas

02 xíc. de arroz
03 xic. de água
01 pitada generosa de açafrão
01 dente de alho amassado
01 cebola pequena cortada em cubinhos pequenos
bacon picadinho (opcional)
01 maço de brócolis
queijo minas cortado em cubinhos
02 colheres de azeite
e sal quanto baste.

Lave bem o arroz até tirar toda a parafina e deixe escorrer até ficar sequinho. Numa panela coloque o azeite, deixe esquentar e coloque o allho amassado e frite até ficar corado. Depois coloque a cebola picada, o bacon se quiser, o brócolis e o açafrão, refogue por alguns minutos e coloque o arroz, vá mexendo até que ele envolva no açafrão e nos demais ingredientes e fique amarelinho. Coloque a água (eu faço com água fria mesmo!), dou uma última mexida, coloco sal, abaixo o fogo  e quando a água estiver na altura do arroz, tampo e deixo mais um tempinho (por volta de 05 a 10 minutos) ou até perceber que o arroz tá sequinho e soltinho.
Com ele prontinho, coloco o queijo minas em cubinhos e envolvo no arroz. Na hora de servir coloco cheiro verde por cima.
Fica um arroz bonito e muito saboroso.
 

 PS.: Já repararam que o queijo minas tá em quase todas as minhas receitas, né? Como boa filha de mineira, tenho sempre na minha geladeira e como sempre no café da manhã e no café da tarde. Por isso que quando abro a geladeira e a criatividade tem que entrar em cena, o queijo minas sempre acaba incorporando a receita!

2 comentários:

  1. Neste Blog a espirituosa crônica de uma sensualista gastronômica.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Bibis. Vou tentar fazer com o integral e depois te conto como ficou! Beijinho.

    ResponderExcluir

Deixe seu tempero!