19 de setembro de 2010

Maminha moída com massa folhada, brócolis na manteiga e salada de repolho, batatas e azeitonas

Logo que cheguei em São Paulo, há três anos atrás,  almocei num restaurante aqui pertinho de casa - o Santa Papa -  e experimentei essa carne que ficou na minha memória, pois tinha um sabor delicado e uma textura macia e muito suculenta.
Hoje de manhã depois do café, organizando algumas coisas e pensando no que iria cozinhar pro almoço a primeira coisa que me veio a cabeça foi o sabor deste prato.
Resolvi que este seria o cardápio de hoje. Só que não tenho muito intimidade com a massa folhada, então  o desafio seria conseguir aquela textura suculenta da carne sem que a massa ficasse muito seca ou até mesmo passasse do ponto. Pronto, fui ao supermercado e comprei os ingredientes.
Pra acompanhar fiz brócolis na manteiga com bacon e uma salada de repolho roxo com batatas e azeitonas.

Para  a carne: 
700 gr de maminha moída ( pedi pro moço do açougue passar no moedor três vezes), 01 cebola ralada, sal, pimenta do reino, cheiro verde picadinho e um ovo pra dar liga. Misturei tudo pra envolver a carne nos temperos e deixei na geladeira por mais ou menos uma hora.
Depois disso, abri a massa e coloquei a carne envolvendo nela a massa folhada.
Pincelei com um ovo, queijo parmesão, orégano e cheiro verde. Coloquei no forno médio nos primeiros 10 minutos e depois deixei no forno baixo pra não correr o risco da carne ficar crua e ficou por lá por mais ou menos 40 minutos até a massa ficasse bem sequinha.




Depois de assado ficou assim:




Brócolis na manteiga com bacon:
Fritei cubinhos de bacon com um fiozinho de azeite até eles ficarem sequinhos e reservei. Na própria panela coloquei uma colher bem cheia de manteiga,  alho picadinho e em seguida o brócolis, sal e pimenta do reino. Mexi, tampei a panela por uns cinco minutos até os brócolis ficassem al dente, juntei o bacon e desliguei o fogo.



Salada:
Cozinhei uma batata grande cortada em cubinhos na água e escaldei o repolho roxo picadinho.
Depois disso, juntei as batatas cozidas ao repolho, temperei com limão, vinagre balsâmico, sal, pimenta do reino, azeite, cubinhos de queijo minas, azeitonas e bastante cheiro verde. Deixei na geladeira por um tempo pra pegar bem os temperos.

O prato finalizado:



Enquanto toda a receita estava sendo feita, foi-se uma garrafa de vinho! Ideal pra quem depois de toda esta comidinha,  pode descansar e aproveitar o fim de tarde de domingo só na preguicinha...

Impressões finais: A combinação de todos os pratos ficou muito boa, o Marcus disse que acertei no conjunto!
Ah, e ouvimos Chico Buarque pra que toda esta combinação ficasse mais perfeita ainda...

Um comentário:

Deixe seu tempero!