15 de setembro de 2010

Carne na cerveja preta

Sempre ouvi falar de uma tal carne na cerveja preta, mas nunca havia comido ou visto alguma receita. Fui ao supermercado sem saber direito o que comprar para o almoço de domingo, como domingo é dia de almoço em familia, e a minha tá um pouquinho longe, mas o Marcus tava em casa e um casal de amigos iria passar pra filar a bóia, fiquei pensando num prato que tivesse essa cara "familia".
Foi então que nas gôndolas do supermercado, olhei pra uma garrafa de cerveja preta e ela olhou pra mim e foi um momento inspirador!
Logo me lembrei desta receita ( que não conhecia, mas de certa forma fazia parte do imaginário) e comprei os seguintes ingredientes:

1 peça de ponta de peito bovino de + ou - 1 kg
1 lata de tomate sem pele
1 garrafa pequena de cerveja preta
03 cebolas
alho, sal, pimenta dedo de moça ( eu usei 03) e pimenta do reino.

Como fiz:
Limpei a carne e fiz pequenos furos em que introduzi alguns dentes de alho.
Selei a carne na panela de pressão com um fio de azeite, e quando ela já estava douradinha, salpiquei o sal, a pimenta do reino, e as pimentas dedo de moça cortadinhas sem sementes, a cebola picadinha, e a garrafa de cerveja preta junto com a lata de tomate sem pele, tampei a panela que ficou cozinhando por cerca de 40 minutos em fogo alto.

Como ficou?
de lamber o prato!
A carne ficou muito macia e o molho ficou muito incorpado, uma delícia!




Pra acompanhar fiz meu tradicional macarrão com legumes ( passo a receita logo, logo!) e uma salada de couve picadinha com queijo minas em cubinhos, tomate cereja e Kiwi, regado com molho de mostarda, azeite e limão.

Um comentário:

Deixe seu tempero!