9 de agosto de 2010

Sopa rústica de abrobrinha com batatas e queijo minas


Esta receita fiz numa noite fria em que cheguei em casa com muita vontade de cozinhar,  minha idéia era fazer uma sopinha, prato rápido e reconfortante. Aliás sopa é o alimento mais reconfortante que existe pra mim. Minha memória afetiva está intimamente ligada à sopa. Minha mãe é “gênia” na sopa, me lembro que nos dias frios ela sempre abria a geladeira e olhava atentamente a tudo que havia lá e depois de alguns segundos dizia: ” hummm…acho que vai dar sopa!” e transformava a mistura do dia anterior com alguns temperos e legumes refogados na  hora, água e depois de alguns minutos fervendo na panela jogava um ou dois ovos e lá estava,  uma sopa deliciosa! 
As vezes de  macarrão, outras de  legumes, algumas vezes fubá pra engrossar e no fim uma saborosa sopa se tornava o banquete dos deuses.
Já na minha adolescência quando estudava no período noturno, muitas vezes chegava em casa e a surpresa esperada era ela: a sopa.
Pensando nisto e inspirada por esse friozinho, passei no supermercado e comprei 3 batatas, uma abrobrinha, linguiça calabresa fininha, 1 cebola,  cheiro verde e uma saquinho de creme de tomate com ervas. A idéia era incrementar este creminho, já que o tempo estava curto pra fazer um molho para o creme de tomate.
Fiz numa panela de ferro bem grossa, fritei a liguiça com um fio de azeite até ficar bem moreninha e crocante, em seguida coloquei o alho picadinho e deixei fritar, depois joguei a cebola picada em cubinhos, a abrobrinha e a batata, e adicionei o pacote inteiro de creme de tomate e ervas, em seguida coloquei um  pouco de sal e pimenta do reino, dei uma refogada nisto tudo e adicionei  água e misturei bem. Deixei a panela semi-tampada e baixei para o fogo mínimo. Agora é o tempo e o fogo que terminam o serviço.
Quando o caldo estava bem grosso, joguei dois ovos inteiros e dei uma mexida de leve. Tampei a panela novamente e deixei mais uns cinco minutinhos. Apaguei o fogo e joguei o cheiro verde por último.
Pra servir coloquei numa cumbuquinha e salpiquei cubinhos de queijo minas. O resultado foi este:
A gente tomou acompanhada de um vinho chileno, incorpado.O Marcus deu nota 7,5  mas vamos levar em consideração que ele não é muito chegado em sopa. Por ele, depois de tudo pronto eu batia no liquidificador e virava um caldinho.
Eu acho que mereço nota 8,5. Já fiz sopas melhores. Mas nota 10 mesmo, só minha mãe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu tempero!