30 de abril de 2011

Celebração

A minha familia não segue uma tradição religiosa, e pra vocês terem uma idéia disso, num natal em que minha familia resolveu fazer a ceia - porque antes só fazíamos o almoço do dia 25, minha vó teve a idéia de,  ao toque das 12 badaladas  do dia 24 para o 25 fazer uma oração, e como palavra de vó é palavra de vó, nem os filhos nem os netos ousaram contrariar.
Acontece que,  ao toque do relógio a meia noite todos nós demos as mãos e formamos um grande circulo na sala, e minha vó então começou a puxar um pai nosso, e depois de dizer: "santificado seja o nosso nome",  um breve silencio pairou no ar por alguns segundos, os olhares pairavam na roda, mas ninguém ousava dizer nada, afinal estávamos no meio de uma oração puxada pela matriarca da familia. Eis que depois deste silêncio, minha vó solta: "iihhhh, me esqueci!" e foi uma gargalhada total. Esse foi nosso melhor natal, porque durante as badaladas do sino estávamos todos concentrados na oração do riso. Um partilhar de alegria e cumplicidade que só os que nascem na mesma familia e conhecem os segredos íntimos e manias do cotidiano uns dos outros podem partilhar. Até mesmo quando se trata do esquecimento da oração mais popular dos cristãos!
Mas toda esta história eu contei pra ilustrar que minha familia fica contando os dias e se preparando para os almoços de domingo em que todos estamos juntos para partilharmos as risadas e a comida. No feriado da páscoa não foi diferente. Eu tenho sido a encarregada da comida do almoço, minha mãe se junta a mim nesta aventura e minha tia e minha prima ficam com a parte doce, elas geralmente fazem as sobremesas, que neste caso, foram os ovos de páscoa para entregar as 04 crianças da familia e aos filhos de alguns vizinhos mais próximos de minha vó a pedido dela, obviamente que quando pede, é uma ordem!

Bom, mas deixando as histórias de lado, eu fiz uma tradicional bacalhoada e  foi assim:

Depois de desalgar, por 24 horas, trocando a água a cada duas, cozinhei metade de um bacalhau  grande (02 kilos com pele e espinhas) em  água e azeite por mais ou menos 30 minutos em fogo médio na panela tampada, retirei o bacalhau e nesta mesma água cozinhei um kilo de batatas sem casca cortada (em formato palito, só que mais grossas um pouco) e deixei cozinhar por alguns minutos ( tem que ficar cozida mas bem firme) e retire. Ainda na mesma água, coloquei um maço de brócolis lavado e picado ( eu uso os talos e as folhas também) por uns cinco minutos só pra ele murchar um pouco, mas ainda ficar bem firme.
Numa panela com azeite, refoguei duas cebolas cortadas em rodelas não muito finas com uma pitada de pimenta do reino até que elas comecem a murchar e reserve.
Fritei 06 dentes de alho bem picadinhos em azeite e reserve.
Piquei em fatias bem fininhas, 01 pimentão verde e 01 vermelho e também reservei.
Bati 02 claras em neve e depois juntei as gemas e uma pitada de sal e reservei também.


Montagem:

Desfiei o bacalhau, retirando a pele e os espinhos e espalhei numa assadeira, em seguida joguei o alho frito por cima espalhando por todo o bacalhau.


Depois coloquei as batatas, o brócolis. Fiz uma segunda camada espalhando as cebolas e por cima espalhei os pimentões picados. Eu temperei com pímenta do reino moída, pimenta calabresa vermelha, folhinhas de tomilho e alecrim fresco.






Espalhei as claras batidas em neve com as gemas e por último coloquei algumas azeitonas pretas ( eu usei chilenas porque são muito saborosas e carnudas) e queijo parmesão  e cheiro verde picadinho por cima, e deixei assar por volta de 40 minutos em forno baixo.




O resultado foi este:



Ficou uma delícia, e a familia toda comeu rezando, rindo e celebrando!


EVOÉ e até o proximo encontro em familia...

P.S.: As fotos são do meu querido irmão Rodolfinho, que tá querendo casar e tem se interessado pela arte de cozinhar!rs..

Um comentário:

Deixe seu tempero!